sábado, 24 de maio de 2014

Santiago, Cordilheira dos Andes, Viña Del Mar e Valparaíso em 5 dias



Roteiro Santiago e arredores em 5 dias

Primeiro dia em Santiago 




      Chegamos às 13 horas no dia 13 de maio de 2014 e pegamos um transfer da empresa Transvip, que fica logo depois do local de pegar as malas. Para onde nós hospedamos saiu 22000 pesos, que na conversão para real dava 100 reais. 
     Sugiro trocar uns 200 reais e com uma parte do dinheiro pagar o transporte, que, por sinal, é feito em carros tops. O resto do dinheiro deve ser trocado na rua Augustinas (acho que o número é 1100, do lado direito de quem sai da parte detrás do palácio Moneda, perto da loja Paris), mas antes dê uma olhada em vários casas de câmbio antes de trocar, porque existe uma pequena variação. A gente conseguiu 248 pesos a cada 1 real, já no aeroporto era 220 pesos.
       Para se chegar ao bairro Las Condes, demorou cerca de 15 a 20 minutos. O bairro é muito top, contudo é um pouco longe das principais atrações. Agora eu adorei o bairro, tranquilo para caminhar e tinha um metrô ao lado do excelente hotel Best Western Marina Las Condes. Ele é muito bonito, moderno, extremamente limpo, quartos grandes, bem localizado e com ótimo café da manhã, além de ter os funcionários mais simpáticos e atenciosos que já vi em hotéis. Mas minha esposa disse que tinha de mofo e por isso tinha ficado doente, apesar de eu não ter sentido nada. Fica a 1 quadra do metrô e a 5 quadras do parque Araucano. 
      Mas para ficar mais perto das atrações, ficando em um bairro top, sugiro a bairro da Providência. Lindo bairro também. O táxi do hotel para o bairro da providência custa cerca de 10000 pesos (40 reais).
     Conhecemos apenas o bairro de Las Condes. Fomos ao shopping Araucano (muito bonito e vale a pena ir nas lojas Falabella e Paris) e comemos no restaurante La Perla, na parte aberta do shopping, que é muito bom. No final pagamos 56 dólares ou 30800 pesos ou 125 reais. A média do almoço e jantar em lugares ótimos custa em média de 25000 a 32000 pesos o casal, sem vinho. Agora são locais muito bons. O Chile é um país caro, mas que vale cada centavo. Os frutos do mar daqui são de outro mundo rsrsrs.
     Fomos ao parque Araucano que fica em frente ao shopping. Muito lindo o lugar. As fotos ficam muito massa. Dentro do parque tem um lugar com bares e restaurantes bem legais.
     Jantamos no hotel porque ficamos muito cansados. Elisa tomou uma sopa que ela gostou muito e eu comi um sanduíche de carne muito bom também. Deu 26 dólares ou 14300 pesos ou 57 reais. Valeu muito a pena. O restaurante/bar/cafeteira fica numa área aberta do hotel, dando para ver o movimento da rua.




Segundo dia 



    

  Pegamos o metrô de Manqueje da linha 1, o valor da passagem varia entre 570 a 620 pesos, dependendo do horário (hora do rush é mais cara).
       Fomos conhecer o centro histórico. Primeiro conhecemos o palácio La Moneda (a parte da frente tem um espelho d'água e é mais bonito, já atrás é onde acontece a troca da guarda). Embaixo do palácio tem um centro cultural que conta a história do Chile e mostra as suas paisagens naturais. Vale a pena ir também, apesar de não ser como os centros culturais europeus. O ingresso custa 2500 pesos.
     Passamos pela igreja de São Francisco (não vale a pena ir ao museu dela). Tem que ir. Muito diferente. Construção antiga, mas que é muito bem conservada e adornada. Dá uma sensação de paz imensa nela. Acho que é um lugar que deve ser visitado.
     No caminho para encontramos a local para almoçar, demos uma passada na biblioteca nacional. Legal, mas não é indispensável.
     Depois almoçamos no restaurante Mulato no entorno do bairro Lastarria. Ele é bom, mas o atendimento é ruim. Assim, só vale como indicação caso estejam por perto. O valor foi de 30000 pesos. Entretanto, descobrimos depois um local muito massa, bem diferente, parece uma taberna pop-rock-retro-futurista, o restaurante The Clinic. Acho que seria melhor almoçar aí.
     Seguimos para a o museu nacional de Bellas Artes. Muito bonito. Parece com o Petit Palais de Paris. Tem que conhecer. As exposições eram muito boas. O ingresso é 600 pesos.
     A noite fomos para o Pátio Bella Vista, um local com vários restaurantes dispostos dentro e ao redor de algo parecido com uma grande galeria. O ambiente é ótimo, muita gente, vários tipos de comida etc.
    Jantamos no Como Água para Chocolate. Deliciosoooo. Não vão se arrepender. A conta deu 30000 pesos sem vinho. Acho que o vinho que eles indicaram era entre 3000 a 4000 pesos. Na frente tem uma parada de táxi. Parece com uma rua de Buenos Aires que também tem vários bares, boates e restaurantes. Enfim, recomendo fortemente.






Terceiro dia




     Contratamos o serviço da Sousa Tours (site: http://www.sousastour.com) para conhecer Viña Del Mar e Valparaíso e 2 dias depois as Cordilheiras dos Andes. O primeiro custa 140 dólares para duas pessoas na visita particular (apesar de mais cara, fica mais personalizado o passeio e acaba ficando mais organizado). Adoramos o passeio. O motorista e o guia falam bem português, além de serem uma simpatia. Sim, eles ainda realizam transfer aeroporto-hotel-aeroporto. 
     No caminho para Valparaíso, paramos em um restaurante com comidas típicas. Comemos o pastel típico (Choclo), que é feito de milho, meio doce e tem frango dentro. Ele é bem grande. Serve duas pessoas. Pedimos também empanada de pino, que parece um pastel de carne e é bem grande. Tomamos chicha. Parece um vinho mais fraco e ácido. Eu gostei. O valor do lanche deu 13000 pesos. Caro, mas valeu a pena conhecer a culinária local. Agora, essas duas comidinhas podem ser degustadas por 4 pessoas que tomaram café da manhã e não estão com muita fome.
     Próxima parada foi a vinícola Emiliana. Muito pequena e bonita. Rendeu umas fotos legais, inclusive do parente da lhama.
     Em Valparaíso conhecemos a casa de Pablo Neruda, andamos de funicular (como se fosse uma cabine que desce diagonal, acompanhando a forma íngreme da montanha), além de locais com vistas fantásticas.
     Zarpamos para Viña Del mar. Almoçamos no restaurante indicado pelo guia, achei de razoável para bom pelo preço. Tem um menu fechado, tendo direito a 2 bebidas (pode ser suco, água, vinho, coca, pisco sour etc.), entrada, prato principal, sobremesa e café, por 13000 pesos por pessoa. Elisa não gostou.
    Tiramos umas fotos no relógio de rosas. Conhecemos o cassino, mas perdemos todo o dinheiro que apostamos kkkk 
      Passeamos em uma praia bem legal. Tiramos mais fotos. Bem bonita a paisagem. Depois fomos conhecer um dos 5 bonecos cabeçudos que são originais da ilha de Páscoa. 3 estão espalhados pelo Chile, 1 em New York e 1 em Londres. Ele está do lado de fora do museu Fonck. 








Quarto dia





      Fomos a casa de Pablo Neruda, a La Chascona. Tem que ir. Tem um áudio guia em português e custa 4000 pesos. Conta toda história do poeta e suas excentricidades.  O passeio é rápido, no máximo 30 minutos. Na lojinha do museu tem umas coisas bem legais. Compramos xícaras de café.
     Daí seguimos para o Cerro San Cristóbal. Melhor vista da cidade. Além de poder andar de funicular. Muito bom. Dá um friozinho na barriga, mas é tranquilo. Custa ida e volta 2000 pesos. Melhor do que subir zilhões de degraus. É muito alto o cume. Não fomos ao zoológico. Vale a pena tomar a bebida Mote em qualquer barraca do local, que é uma mistura de pêssego e trigo. Adoramos. Custa 800 pesos.
     Almoçamos bem perto dali, no bairro da providência, ao lado do pátio Bella Vista, no restaurante azul profundo. Comida muito boa, mas ainda, por pouco, o restaurante Como água para Chocolate foi o melhor da viagem. Deu 30000 pesos.
   Caminhamos para a Catedral da cidade. Muito linda. Imponente e singela. Várias pinturas de boa qualidade e adornos muito bonitos. Enfim, vale a pena sentar e contemplar. Depois seguimos para a praça das armas, em frente a catedral, mas ela estava toda em obras. Interessante é ver a combinação entre o antigo e o novo, estando dispostos lado a lado.
     Fomos para o mercado central só para conhecer mesmo. Achei feio. Mas é bom dá uma passada para conhecer e ver a centolha (caranguejo gigante) exposta. Além de comprar lembrancinhas.
     Depois passamos no teatro municipal, mas já tinha encerrado o horário de visitas. Uma pena. Mas o entorno é bem bonito.
     Resolvemos comer sanduíche no hotel para descansar mais, já que no outro dia tínhamos que acordar cedo para fazer o passeio da Cordilheira. 






Quinta dia




    Fizemos o melhor passeio pelo Chile, o Vale Nevado, na Cordilheira dos Andes. O passeio é simplesmente fantástico. O lugar mais bonito que já vi. Pagamos 285 dólares pelos 2 passeios. A ida é tranquila, com uma paisagem deslumbrante, mas tem 68 curvas bem fechadas que dá enjoo em muita gente, mas para gente foi beleza. Agora no inverno é mais perigoso,então, mesmo que você ache que dirige muito, vá com uma empresa especializada. Contratamos a Sousatour. Muito boa. Recomendo. 
     O caminho é sinuoso, com muitos precipícios, dá um pouco de medo, mas depois a gente se acostuma. Passamos por Farellones, o primeiro balneário de ski de Santigo e uns dos primeiros do Chile. É menos conhecido do que o Vale Nevado, mas tem outras atividades além do ski, como tirolesa, skibunda etc. 
     Seguimos em direção ao Vale Nevado, uns 10 minutos. Lá é bem mais alto, uns 3000 metros de altitude. Achei a paisagem aí mais bonita do que a de Farellones. Rende fotos lindas. O lugar é frio. Então, leve agasalho adequado. Não almoçamos no Vale Nevado porque o guia disse que era caro e não era bom, mas, pelos preços que vi, não achei tão mais caro que Santiago. Ademais, sendo um centro de ski de nível mundial, não se poderia esperar outro coisa.
    Antes de subirmos a Cordilheira, o guia disse que era melhor alugar botas, que foi essencial. Custou 8000 pesos para cada um. No inverno acho que se deve alugar mais coisas, então reservem pelo menos uns 25000 a 30000 pesos por pessoa, por precaução. Do lado da loja indicada para o aluguel de botas tem um supermercado, ali compramos muita água, sanduíche e chocolate. Importante comprar algo antes de subir. Sim, almoçamos os sanduíches comprados no supermercados, até que estavam bonzinhos. 
     Uma pena ter que se despedir da Cordilheira dos Andes. O lugar é fantástico e especial. Só estando lá para entender. Dei uma olhada e vi que o aluguel de ski na alta temporada custa em média 45000 a 50000 pesos por pessoa.
    Jantamos no restaurante El Giratório, no bairro da providência, do lado direito da saída na direção da providencia (metrô Los Leones). Muito bom. Ele gira bem devagar e dá para ver Santiago em 360 graus. Vale muito a pena ir. É mais caro que os outros, mas nada que assuste. O prato mais caro é a centolha. Peçam esse. É o caranguejo gigante. Claro que não servem ele todo, só a carne dele. O prato é muito bom e o gosto é diferente. Custa 15000 pesos. Dá para 2 pessoas que comem pouco. Tem que pedir os acompanhamentos por fora. Pedimos apenas arroz. Para não passar fome, acho melhor pedir uma entrada ou uma sobremesa. No nosso caso pedimos a centolha, arroz, vinho 1/2 garrafa, 2 coca-colas, 1 sobremesa. Deu tudo 40000 pesos (160 reais). Achei o valor bom pela vista, pela comida e pelo ambiente diferente.
Obs.: não esqueçam de trazer óculos escuros, protetor solar, salsep e colírio.






Um comentário: