sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Veneza, a cidade mais romântica depois de Paris.

Veneza - a cidade das pontes

Quem não conhece Veneza, não conhece o amor. Essa frase resume bem o sentimento da cidade. Eu e minha esposa fizemos uma viagem de 21 dias pela Itália e Paris. A primeira cidade da Itália foi Veneza. Saímos de Paris de avião e logo que avistamos esta cidade, começamos a entender o motivo de tanta admiração pelos viajantes.

A cidade tem 177 canais, 400 pontes (isso mesmo!!! tem de todo tamanho: grande, média e pequena) e 118 ilhas.

Chegamos ao Hotel Moresco, um 4 estrelas pra lá de romântico e luxuoso. A hospedagem é cara, mas afirmo que foi o melhor hotel que nos hospedamos durante a nossa aventura pela Itália. Segue abaixo uma foto dele.



A cidade pode ser visitada toda a pé (cansa muito por causa das inúmeras pontes) ou através dos barcos chamados de vaporetto - aconselho comprar os tickets de acordo com o número de dias da hospedagem, fica bem mais barato. 

Uma das atrações mais visitadas é a praça São Marcos. Dizem que Napoleão Bonaparte a achava o salão mais belo da Europa e, apesar de não conhecer todas as praças da Europa, não duvido. 




Na praça fica outra atração: o campanário. Subimos até o topo através de um elevador. A sensação lá em cima é a de que ele balança muito (dá pra ficar tonto) e depois da viagem descobri que ele inclusive já caiu...





Depois fomos também ao Palazzo Ducale e apreciamos toda a sua beleza (e obras de arte, claro!) . Passamos pela ponte dos suspiros, já que uma passagem que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nove. Dizem que é chamada assim por que os prisioneiros suspiravam na última vista do mundo externo. 


Passeio muito recomendado, tanto pela beleza arquitetônica do lugar, quanto pela história vivida.



Ponte dos suspiros na visão interna

Outra coisa que não pode faltar na visita à Veneza são as famosas gôndolas. São caras, mas é o mesmo que ir a Paris e não subir na Torre Eiffel. Então gaste mais ou menos 80 euros para andar uns 15 minutos e tenha privilégio de sentir e presenciar esse fim de tarde.






Enfim, a cidade é linda, não fede como dizem, é cara como dizem, mas vale cada centavo dos euros gastos. Abaixo foto da Basílica de Santa Maria della Salute e a visão de uma das centenas de ilhas existentes. 


 Basílica de Santa Maria della Salute no centro da foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário