sábado, 21 de junho de 2014

Dicas de Hospedagem - Como escolher um bom hotel e como pagar o melhor preço pela hospedagem

Depois de escolher o local que queremos conhecer, surge a primeira dúvida - e talvez a mais importante: onde me hospedar?

Ninguém merece se hospedar em hotel desconfortável, caindo aos pedaços e numa localização perigosa para andar a pé. Assim, resolvi dar umas dicas para não errar na escolha do hotel e mostrar como eu faço para conseguir um valor até 50% mais baixo nas tarifas de diária de hotel.


1) Antes de escolher, procurar ler as opiniões de quem já foi. O melhor site para isso é o Tripadvisor (visualizar em: http://www.tripadvisor.com.br/). Lá estão várias opiniões condensadas de diversos sites como booking, hoteis.com etc.

2) Para não se arrepender, vejo três coisas principais: localização, tamanho do quarto e limpeza. Considero um tamanho bom para quarto acima de 18 m2. Uma localização perto do centro sempre ajuda no deslocamento, mas andar a noite por essa área, às vezes, não é a melhor opção, então, procuro um bairro que fique em uma distância de até 3 km para o centro, com metrô bem próximo (no máximo 300 m). 

3) O valor das diárias podem variar muito conforme a cidade escolhida. Um hotel 4 estrelas em Buenos Aires não custa igual ao de mesma categoria em Paris, por exemplo. Normalmente, fixo o valor de 100 euros para destinos reconhecidamente caros, escolhendo hotéis de 3 a 4 estrelas. Já no Brasil se consegue um valor mais em conta, mas depende também do destino, como, por exemplo, o Rio de Janeiro que tem hospedagem sempre cara.

4) Depois seleciono 3 hotéis e faço uma pesquisa de preços em vários sites. Utilizo 2 sites de buscas muito bons, o Trivago (http://www.trivago.com.br/) e o Detectahotel (http://www.detectahotel.com.br/). 


5) Reservo normalmente os hotéis em 3 sites: hoteis.com (http://www.hoteis.com/), logitravel (http://www.logitravel.com.br/) e booking (http://www.booking.com/). Contudo, acho o hoteis.com o melhor, vez que possui um sistema de equiparação de preços que funciona mesmo (o do booking é péssimo porque sempre acham algo para não equiparar). 

6) Depois de reservar no hoteis.com, procuro o mesmo hotel no Trivago, que me mostra o preço em vários sites diferentes. Entro no site que tem o menor preço e dou um printscreen no mesmo quarto reservado, com o preço final que será pago. No site do hoteis.com, vou em "garantia de equiparação de preços" (que irei mostrar onde fica abaixo) e coloco os dados pedidos pelo site e em, no máximo, em 48 horas eles retornam o pedido de equiparação.

     Para ir para o local de "equiparação de preços", você deve clicar em "Fale conosco", depois, do lado direito da nova tela, irá aparecer "benefícios do hóspede" e embaixo fica o local da "garantia de melhor preço". É só clicar em cima e irá aparecer outra tela, daí você clica em "peça a equiparação de preços" e levará você para outra tela, que tem várias informações para preencher como: nome, número da reserva, data do check in e, no fim, tem um local para anexar a tela do printscreen. Quem quiser ir direto é só clicar em https://ssl.hoteis.com/customer_care/pillar/price_guarantee.html.




7) Feito o pedido de equiparação de preços, você receberá um email com a confirmação que realmente você encontrou o melhor preço e o valor a ser estornado em seu cartão. Caso você tenha escolhido a opção de "pagar no hotel", o ressarcimento acontecerá depois da hospedagem, no cartão que você colocou para garantir a reserva. Contudo, é melhor ligar para o hoteis.com ou mandar email pedindo o estorno do valor que está no seu email. Fiquem tranquilo, este site é muito confiável e honesto. Já me hospedei em vários locais através de reservas de hotéis feitas nele.

2 comentários: