domingo, 18 de janeiro de 2015

Munique - a junção perfeita entre o clássico e o moderno

Munique - Praça em frente ao Teatro

Partimos de Füssen, seguindo pela bela rota romântica, em direção à cidade de Landsberg am Lech. O roteiro inicial traçado seria conhecer um pouco a cidade pela manhã, almoçar em algum restaurante do centro e depois seguir viagem para Munique, mas a chuva e frio foram implacáveis. Sair do carro e caminhar 200 metros era uma tarefa tormentosa. 

Como todas as outras cidades que conhecemos na Alemanha, a cidade é romântica, organizada e bem cuidada. Pena que não deu para conhecê-la melhor. Só paramos para almoçar no restaurante grego Cap-sounio. Escolhemos o prato do dia, mas o garçom não falava direito inglês e não soube explicar que era filé de agulha. A refeição era composta por entrada (sopa de feijão branco), prato de saladas e filé de agulha acompanhado de arroz e batatas. Ótima escolha! A culinária européia é muito diversificada e vale a pena experimentar todas as suas principais cozinhas. A grega está entre as melhores. A conta ficou em 24 euros. 

Lobby do hotel

Do restaurante fomos direto para o carro e seguimos em direção à Munique. O hotel escolhido foi o Pullman Munich, até hoje o melhor custo-benefício que consegui em hotéis. Luxuoso, grande e bem decorado. Fico no bairro residencial rico de Schwabing. Tem uma estação de metrô (Nordfriedhof) ao lado hotel (80 metros). O atendimento é um pouco frio, mas nada que desabone. A tarifa contratada já dava direito ao café da manhã e wifi grátis. Contratando esses dois por fora dava 67 euros a mais por dia, mas para gente já estava tudo incluso. Paguei "apenas" 1.150 reais por 4 diárias

Arte moderna espalhada pela cidade
Uma das várias praças no centro da cidade

O quarto era grande, com um banheiro de tamanho razoável, e bem prático. A limpeza do quarto e do hotel era excelente, a única coisa que achei ruim foi em relação à demora em recolher os pratos de comida dos corredores, que os hóspedes deixavam do lado de fora do quarto, causando um cheiro forte pela manhã. Entretanto, nada que desabone o excelente hotel. Além disso, o hotel fica bem próximo do Englischer Garten, um dos maiores parques urbanos do mundo.


Depois deixamos o carro alugado na Alamo (mas a entrega foi na Europcar) perto do centro da cidade, que por sinal é um caos. É bom marcar o local de entrega no GPS e, quando visualizar uma placa bem grande Europcar, deve-se entrar no estacionamento, apertar a cancela e descer até o G3 (terceiro subsolo), sempre seguindo as setas. Daí você deixa em alguma vaga que tenha uma marcação da Europcar e sobe até o térreo onde está a loja da locadora para entregar as chaves. O carro era ótimo, Renault Scenic (bem mais atualizado do que o encontrado no Brasil: GPS de última geração, ar digital e outras frescuras. Excelente!), para quem viaja com muitas malas. Recomendo a locadora e o carro. Antes de deixar o carro na locadora, encha o tanque todo (tem um posto Shell no quarteirão do hotel) para não pagar o valor de 5 euros por litro de diesel caso esqueça de abastecer. Sim, meu carro era a diesel!!!

Bar/restaurante do hotel


Voltamos para o hotel e resolvemos ficar no seu bar/restaurante. Muito legal. Nem parecia que lá fora a temperatura estava em -2 graus. Tem happy hour até as 19:00 horas com tapas + drinks por um valor razoável. Pedimos batatas fritas e salsicha no molho. Minha esposa tomou um coquetel de frutas que diz ser o melhor que provou na vida. Fui de uísque James mesmo. A comida estava boa e o ambiente é muito bom. A conta deu 28 euros, um pouco caro para a quantidade de coisas que pedimos, mas valeu a pena.

Acordamos cedo para aproveitar a cidade de Munique. O café da manhã do hotel é ótimo. O dia estava nublado, mas com uma temperatura bem mais agradável que no dia anterior.

Fomos direto para a Marienplatz de metrô. Do hotel para o centro da cidade dava 12 minutos. O hotel é bem localizado, fica equidistante das principais atrações da cidade, porque nem todas ficam no centro da cidade. No roteiro marcamos 3 zonas com atrações para visitar: Marienplatz, Olimpiapark e Allianz Arena. Claro que o centro da cidade requer, pelo menos, 2 dias para visitar com calma as principais atrações. Ademais, bem perto daí ficam localizados excelentes museus: a antiga e nova Pinacoteca. 

Rathaus (prefeitura)
Relógio da Prefeitura
A Marienplatz é onde tudo acontece: várias lojas de marcas famosas, a famosa prefeitura da cidade (Rathaus), museus, praças, enfim, só estando lá para entender. Ademais, a cidade é muito charmosa e muito bem organizada. Na Rathaus fica o famoso relógio com bonecos, que tocam música e "dançam" em alguns horários. Achei meio sem graça. Parece uma caixinha de música só que com tamanho ampliado.

Igreja St. Peter´s

Interior da igreja St. Peter´s
Frente da igreja Asam´s


Interior da igreja Asam´s
Conhecemos a praça Odeonsplatz, parece com a praça principal de Florença (Piazza della Signoria). Muito bonita, mas nem comparação com a da cidade italiana. Passamos pelo mercado Viktualienmarkt (bem próximo à prefeitura). Daí conhecemos duas igrejas: St. Peter´s e Asam´s. Esta última é a mais bonita. Muito pequena, mas... os adornos, as feições das estátuas... parecem demonstrar muito sofrimento. Incrível essa igreja. As estátuas das igrejas alemãs, na nossa percepção, exalam muito sofrimento, bem diferente das portuguesas, italianas e francesas. 

Odeonsplatz


Almoçamos no pitoresco restaurante da cervejaria Hofbräuhaus. Música alemã sendo tocada por uns velhinhos na cúpula central, mesas enormes (parece uma taberna e não se importe de sentar nas mesas já ocupadas, isso é normal lá) e muita gente bebendo litros e litros de cerveja. Pedimos o tradicional prato que vem 4 tipos de salsichas. Muito bom!!! O local é imperdível para a visitação. Deve-se almoçar aí, pelo menos, uma vez. A conta ficou em 35 reais, incluindo meu chopp de 1 litro e o de Elisa de 500 ml. 

Cervejaria Hofbräuhaus
Placa da cervejaria que indica o caminho do banheiro  

Teatro
Local onde se compra os ingressos para o teatro

Depois fizemos um tour pela enorme e luxuosa Residenz de Munique. Local muito bonito. Era o local de residência dos imperadores da época e foi quase todo reconstruído, ficando preservada boa parte do teto principal e algumas paredes. O passeio todo demora mais de 2 horas, caso você queira ver tudo com calma. Imperdível!!! Ao lado da Residenz, existe o grande teatro de Munique, que não tivemos oportunidade de visitar. Uma pena. Só tiramos fotos por fora mesmo.


Famoso corredor da Residenz de Munique


Dica: ao lado do hotel tem um supermercado com ótimos preços. Uma boa cerveja alemã sai por 0,75 centavos de euro (fiz a festa). Compramos sanduíches, água e bebidas nesse local. 

A cidade de Munique é muito bonita, sofisticada, cara e bem diferente das outras que visitamos. Uma combinação perfeita entre o clássico e o moderno. 


Tour bikebeer por Munique - Melhor maneira de conhecê-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário